Well, quem foi no show do Ben teve a oportunidade de ver um tocador de jembê de verdade - Leon Moley - enfim quem naum foi ao show terá outra chance parece que vem de novo - imperdível. Se vc naum conhece o instrumento aqui vai o bizú! Inté!
Djembê (também chamado de djimbe, jembe, jenbe, yembe e sanbanyi) é um tipo de tambor originário de Guiné na África ocidental. O instrumento é muito antigo e até hoje é importante nas culturas africanas, sobretudo na região mandingue, que compreende os países Mali, Costa do Marfim, Burkina Faso, Senegal e Guiné.
O djembê é um instrumento musical de percussão (membranofone) que possui o corpo em forma de cálice e a pele tensionada na parte mais larga, que pode variar de 30 a 40 cm de diâmetro.
Execução
O som do djembê é obtido por percussão direta com as palmas das mãos. Devido à grande largura e ao formato do instrumento, é possível obter uma grande gama de sons diferentes. Próximo ao centro o som é grave e vibrante. Próximo ao aro é mais agudo (quase metálico). Nuances de som podem ser obtidas por um músico experiente, ao tocar com a palma das mão ou as pontas dos dedos. Uma das mãos pode ainda ser usada para abafar a pele enquanto a outra a percute, o que produz variações de timbre entre as notas. O djembê é tocado com o músico sentado com o instrumento entre as pernas ou em pé. Nesse caso o tambor é sustentado por alças presas ao ombro e fica abaixo da cintura do executante. O formato de cálice permite que o músico se movimente livremente executando passos de dança enquanto toca.
Le geant du djembe
Adama Dramé é um importante djembefolá, nascido na Costa do Marfim com uma vasta discografia. Le geant du Djembe é um disco repleto de conversas interessantes e inusitadas entre os instrumentos, lançado em 1999 pelo selo Playasound, traz um pouco da música popular africana... locura e dança garantida! Entra as músicas destaco Douba que gosto muito.
01. Sababou
02. Tama
03. Douba
04. Dia
05. Francs-Français
06. Lonanba
07. GnaGna
08. Chloe
09. Bonza
Link parte 1
Link parte 2
Obs.: com todo respeito retirado do blog: http://notasagudas.blogspot.com/
SIM...
Nenhum comentário:
Postar um comentário