quinta-feira, 6 de setembro de 2007

SENZALA?

Senzala é um grande alojamento que se destinava à moradia dos escravos dos engenhos e das fazendas no Brasil até o século XIX. Morais registrou como brasileirismo: a casa dos pretos escravos ou casa semelhante, muito simples e resistente, telhada ou palhoça. Era o que Joaquim Nabuco dizia ser "o grande pombal negro". É topônimo conhecido desde o século XVI, na segunda metade. A origem é africana, valendo o mesmo que morada, habitação, ambundo. Sempre em sua frente tinha um grande tronco com uma corda para enforcar e surrar negros, chamado de pelourinho.

Antigamente os negros eram considerados um castigo de Deus então, os donos de fazenda tinham que castigá-los pois acreditavam que fazendo isso ganhariam uma benção de Deus maior do que as outras. As senzalas tinham grandes janelas com grandes grades e seus moradores só saiam de lá para trabalhar e apanhar. Eles praticamente sempre dormiam em palha ou em chão duro.

BIZÚ:
.NA RUA JOÃO ALFREDO (DOWNTOWN) TEMOS UM EXEMPLO DE SENZALA NO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO, VISTO AS JANELINHAS REDONDAS NA CASA GRANDE? NA MINHA VISÃO UM DOS MOTIVOS DAQUELA ZONA SER O PICO DO MOMENTO. QUANTO SOFRIMENTO, GRITOS, MORTES E LAMENTOS ALI OCORRERAM! QUANTAS ALMAS ALI AINDA PENAM! BAH!
.A "BANDA" DE SUINGUE DE PORTO ALEGRE.

SIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário